CORONAVÍRUS – Peças para prevenção – APAS – Associação Paulista de Supermercados

CORONAVÍRUS – Peças para prevenção

O setor vem sendo altamente demandado para abastecimento da população em razão do COVID-19.

É o momento para nos organizarmos e adotarmos algumas providências para garantirmos a saúde de nossos colaboradores e dos consumidores, prestando nossos serviços essenciais à população.

Para isso recomendamos:

1º O controle de entrada de pessoas nos supermercados

Essa medida ajuda a evitar proximidade entre as pessoas e, com isso, evitar possível contágio. Sugerimos que esse controle seja feito com base em 1 pessoa a cada 20m² de área de venda (considerada nessa hipótese como área bruta interna da loja sem descontar os balcões, gôndolas e check outs e similares). Essa proporção é um parâmetro sugerido, cada supermercado pode supervisionar e tomar medidas com parâmetros diferentes conforme sua realidade. O objetivo é evitar aglomeração de pessoas.

Caso o número de clientes simultâneos,ultrapasse o limite definido e haja necessidade de formação de fila externa, se possível, tome cuidado para que o local de espera, seja adequado ao cliente.

2º Que as pessoas mantenham distância mínima umas das outras.

Também para evitar o possível contágio, é necessário que haja distância segura das pessoas na loja e também nas filas. A distância mínima segura deve ser de 1 metro entre as pessoas. Marcações no solo com a distância são uma boa alternativa para colocar em prática essa medida.

3º Orientar consumidores para que somente uma pessoa da família efetue as compras.

Essa ação visa conscientizar o consumidor sobre a necessidade de que menos pessoas estejam em um mesmo lugar ao mesmo tempo. Com isso garantimos menor número de pessoas simultâneas nos supermercados e que a população possa ser abastecida com consciência.

4º Orientar que idosos e pessoas no grupo de risco evitem fazer as compras presencialmente nas lojas.

Também uma ação de conscientização. Principalmente pessoas acima de 60 anos e gestantes devem se manter afastadas nesse momento para garantir sua saúde, por isso é importante que tenham canais alternativos para suas compras e que recebam essas compras em casa, como por exemplo e-commerce, telefone, whatsapp.

5º Orientar que pessoas não levem crianças às lojas.

No mesmo sentido do item anterior, é importante conscientizar os consumidores para que não levem crianças às lojas nesse momento, evitando expô-las a riscos. O Estatuto da Criança e do Adolescente, inclusive, assegura que elas não estejam em ambiente inadequado e, nesse momento, qualquer aglomeração de pessoas é um ambiente sujeito a isso.

Vamos juntos por em prática essas medidas, contribuindo para demonstrar ainda mais o valor do setor para sociedade e garantir nossa operação.

Clique AQUI para baixar a peça abaixo, com recomendações para compras seguras.

Baixe ao lado outros cartazes com boas práticas sobre prevenção ao Novo Coronavírus para você aplicar em um ponto visível de sua loja. São instruções simples que garantem que o funcionamento de seu estabelecimento permaneça sempre saudável. Não deixe de conferir.

 

 

 


menu
menu